Entronização do Coração de Jesus

 

A Entronização do Sagrado Coração de Jesus, é a entronização do Amor divino no lar.
Consiste mo compromisso explícito, da família, de viver o Evangelho e ter JESUS CRISTO como SENHOR E REI de cada uma das pessoas, pela obediência às leis de DEUS, na fé, na esperança e na caridade.
O gesto da Entronização consiste em colocar a imagem de JESUS em lugar de honra da casa, para recordar a sua presença permanente no lar. A imagem traz em destaque o Coração como símbolo do amor. É um sinal que nos lembra o amor que JESUS tem por nós, e que devemos revelar ao mundo através da nossa própria vida de amor em família.
Não se faça, porém, apenas um ritual. É necessário que o gesto seja expressivo de uma vontade decidida de viver o Evangelho; de cumprir plenamente os compromissos do Batismo, da Crisma e do Matrimônio; de amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como JESUS amou.
É necessário viver a Religião de uma maneira viva a esclarecida, em que as pessoas estejam abertas para a Comunidade, procurando superar todo egoísmo e todo pecado. Criar um ambiente de família onde o amor predomine, haja um ambiente educacional voltado para Deus e para os valores eternos. Ambiente onde se cultive a fé, onde a família tenha hábitos de oração e vivência plena do Domingo, dia do SENHOR.
A entronização assim vivida e entendida será certamente um meio de salvar a família e a sociedade.

PREPARATIVOS

Escolha-se imagens próprias dos Sagrados Corações. Aconselha-se que sejam imagens artísticas, o quanto possível. Pode ser gravura, pintura ou estátua.
Depois da leitura, em palavras bem escolhidas, o sacerdote ou outra pessoa procura recordar aos presentes o significado da Entronização; a vida cristã que se espera das famílias que fazem Entronização; as bênçãos especiais que a família há de receber por meio deste reconheicimento da presença permanente de JESUS em seu lar.

BÊNÇÃO DA IMAGEM OU QUADRO

- A nossa proteção está no nome do SENHOR.
- Que fez o Céu e a Terra.
- O SENHOR esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

OREMOS: Deus Eterno e todo poderoso, não reprovais a escultura ou pintura de imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós vos pedimos que abençoes e santifiqueis esta imagem, feita para recordar e honrar o Sacratíssimo Coração do vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor JESUS CRISTO. Concedei a todos os que diante dela desejarem venerar e glorificar o Coração Sacratíssimo de vosso Filho Unigênito, que, por seus merecimentos e intercessão, alcancem no presente a vossa graça e no futuro a glória eterna. Pelo mesmo CRISTO Nosso SENHOR. Amém

O Sacerdote asperge a imagem com água benta e todos os assistentes recitam em voz alta o CREDO...

SÚPLICA

Amorosíssimo JESUS, dignai-Vos, em companhia de vossa Mãe dulcíssima, visitar em morada e encher seus ditosos habitantes das graças prometidas às famílias que de modo especial se consagram ao Vosso Divino Coração.
Vós mesmo dulcíssimo JESUS, em revelação à vossa serva Margarida Maria, com amorosos desígnios de misericórdia, solicitastes do Mundo inteiro a homenagem solene de amor ao vosso Coração Santíssimo, que tanto ama os homens, e dos quais é tão pouco amado.
Esta família pois, atendendo pressurosa ao vosso convite, desagravo do abandono e apostasia de tantas almas, Vos proclama amável soberano seu, e Vos consagra absolutamente as alegrias e tristezas, as dores e trabalhos, o presente e o futuro deste lar, de hoje para sempre inteiramente vosso.
Abençoai, pois, Coração Santíssimo, todos os presentes; abençoai os queridos ausentes; nós vo-lo rogamos SENHOR, pelo amor de vossa Mãe santíssima, firmai nesta casa o domínio da vossa caridade; infundi em cada um dos seus moradores o espírito de fé, esperança, caridade, santidade e de pureza: fazei que estas almas só a Vós pertençam, desapegando-as completamente do mundo, de suas loucuras e vaidades.
Abri-lhes, SENHOR, a chaga do vosso paternal coração e nela, como em arca salvadora, guardai para a vida eterna estes, que são vossos e vossos para sempre querem ser.
Viva sempre neste lar, armado, bendito, adorado e glorificado, o coração santíssimo de JESUS. Amém


ENTRONIZAÇÃO

O membro principal da família toma então a imagem do Divino Coração, coloca-a no lugar de honra e ajoelha-se com os demais para o Ato de Consagração.

ATO DE CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Senhor JESUS, o Evangelho de Caná nos revela que a vossa presença nos lares cristãos transforma, de água para o vinho, a vida do casal e da família. Nós queremos que o Senhor esteja presente em nosso lar, como amigo, como SENHOR e REI. Movidos pelo ESPÍRITO SANTO, nós nos consagramos a Vós e queremos renovar os nossos propósitos cristãos.
Queremos cumprir as nossas promessas do Batismo, da Crisma e do Matrimônio.
Queremos afastar de nós o espírito mundano, materialista e egoísta.
Queremos cultivar as virtudes cristãs, fonte de paz e de crescimento espiritual para todos nós.
Queremos cultivar cada vez mais a nossa fé, com simplicidade e perseverança.
Queremos cultivar cada dia mais o amor por Vós e por nosso próximo.
Queremos conduzir a nossa vida animados pela esperança de que tudo se consuma em Deus.
Propomo-nos manter sempre acesa esta chama, pela assistência à santa Missa todos os domingos, e a comunhão com o SENHOR e a comunidade.
Neste momento nós Vos pedimos, SENHOR, por vosso ESPÍRITO SANTO, presidir as nossas reuniões, abençoar os nossos empreendimentos temporais e espirituais, afastar de nós as aflições, santificar as nossas alegrias, aliviar os nossos sofrimentos.
Se alguma vez, um de nós, tiver a infelicidade de contrariar a vossa lei, Lembrai-Vos, ó Coração de JESUS, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido.
E, quando chegar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos à vossa divina vontade. Queremos consolar-nos com o pensamento de que um dia a família estará reunida, junto do PAI, para cantar a vossa glória e os vossos benefícios.
Que Maria, por seu Coração Imaculado e São José, patrono das famílias cristãs, estejam junto de nós, agora e todos os dias de nossa vida. Amém.

Viva o Coração de JESUS, nosso REI e nosso DEUS!